Gás Natural Veicular

Quando deve ser feita? Quando for instalado o sistema de GNV – Gás Natural Veicular e, anualmente, a cada licenciamento junto ao DETRAN/CIRETRAN.

O que é necessário para realizar? Para o caso de instalação e primeiro registro, o Detran deve previamente autorizar a instalação do sistema de GNV. Com a autorização emitida pelo Detran e modificação realizada, basta se dirigir a um dos endereços do Grupo Visto-Car para a inspeção veicular levando a carteira de identidade ou habilitação, documento atual do veículo, notas fiscais do kit e de instalação, além do atestado de qualidade emitido por oficina credenciada pelo Inmetro para a adaptação do sistema de GNV. Já para a inspeção anual, são necessários a carteira de identidade ou habilitação e documento atual do veículo, além do Selo de GNV anterior, ou, em caso de extravio, declaração devidamente assinada e reconhecida em cartório.

Quais o(s) documento(s) gerados ao final? Caso aprovado será emitido o CSV – Certificado de Segurança Veicular, o CI – Certificado de Inspeção, respectivamente documentos do Denatran e Inmetro afirmando que o veículo está correto com a lei, além do Selo de GNV, obrigatório para fins de abastecimento e fiscalização. Se reprovado o RNC – Relatório de Não Conformidades com todos os defeitos do veículo, com isso o proprietário terá 30 dias para corrigir e retornar sem nenhum custo adicional.

O que fazer em seguida? Em caso de instalação e primeiro registro, encaminhar o CSV em conjunto com formulário e comprovantes de recolhimento de taxas de alteração de dados e vistoria ao Detran, que por sua vez emitirá novos documentos para fins de regularização do veículo. Já para a renovação periódica, basta encaminhar o CSV ao Detran para fins de licenciamento anual.

Retirada de Kit GNV - Após a retirada do sistema GNV instalado, o veiculo é submetido à inspeção para verificar a integridade e funcionamento dos itens de segurança em sua condição original.